10 jogos que eu jogo no Linux com o Wine

Tuesday, December 23, 2008

Como a maioria dos usuários de Linux deve saber, o wine permite que aplicativos feitos para Windows funcionem no Linux. Notem que o wine não é um emulador. WINE = "Wine Is Not an Emulator". Dizer que o wine é um emulador de Windows seria o mesmo que dizer que o DirectX é um emulador de DirectX, ou mesmo que a implementação do OpenGL nos drivers da NVIDIA é um emulador de OpenGL. Errado! O wine é na verdade uma implementação da API Windows no Linux, uma camada de compatibilidade. Falando de forma grosseira, ele lê os executáveis e DLLs do Windows, os interpreta, e converte as suas chamadas para chamadas nativas do Linux.

Como a maioria dos usuários do Linux também deve saber, existem poucos jogos desenvolvidos nativamente para Linux. Porém uma das maiores vantagens do wine é que ele traz consigo sua própria implementação do DirectX, compatível com o DirectX da Micro$oft. Isto significa que muitos e muitos dos jogos feitos originalmente para Windows funcionam no Linux.

Para saber se um determinado jogo funciona bem no Linux, basta procurar por ele aqui: http://appdb.winehq.org/index.php (Wine Application Database). Também é útil para encontrar dicas, muitas vezes necessárias para rodar determinados jogos.

Bem chega de blá-blá-blá, e vejam 10 dos jogos que eu gosto de jogar com wine, com screenshots e tudo.

OBS: Estou usando aqui o Kubuntu 8.04, o wine 1.1.10.



Warcraft III : The Frozen Throne
Clássico!





TrackMania Nations Forever





SimCity 4






O emulador de Nintendo 64 Project64 + Mario Kart 64





Prince of Persia : Sands of Time





Oblivion





nullDC-naomi + Capcom vs. SNK 2





GTA Vice City





Command & Conquer Generals. Este aqui precisa do hacked wine ( http://www.oliverdeisenroth.de/index.php ). Trata-se de uma versão especial do wine com alguns patches que ainda não chegaram na árvore principal, como por exemplo o suporte a cursores animados.






Double Dragon Forever 0.9 beta. Mas você pode dizer: "Isto é auto-promoção!" Mas é claro que é! Baixe ele aqui!




0 comentários:

Post a Comment

Easy-Share


template by Ourblogtemplates.com
©Copyright 2009, Cleber de Mattos Casali. All rights reserved.